Acessando o OneDrive com o Onedriver no Linux

Todos sabemos que o OneDrive não tem uma versão oficial para o Linux. Apesar de ter rumores de que o Gnome 46 poderia ter uma integração de forma nativa com o OneDrive, até o momento, não há uma forma de se ter o OneDrive de forma oficial.

Duas formas de acessar o OneDrive no Linux

E aqui há duas formas de se acessar o OneDrive no Linux: O OneDrive para Linux, que funciona por Linha de Comando e está nos repositórios do Ubuntu e o Onedriver, que não está nos repositórios do Ubuntu e tem uma interface gráfica para configurar o básico dele.

O OneDrive para Linux parece ser bom, mas tem um problema: Ele baixa tudo que está em seu OneDrive. Se você tem pouca coisa no OneDrive e/ou muito espaço em disco, ele pode ser uma boa.

Mas isso de baixar tudo que está no seu OneDrive para o HD do Computador pode ser um problema para quem tem pouco espaço em disco e/ou muita coisa no OneDrive.. O que é o meu caso.

O Onedriver

Já o Onedriver, ele apenas cria um acesso do seu OneDrive em seu Gerenciador de Arquivos. Um acesso direto para o seus arquivos do OneDrive. E ele funciona do jeito que eu preciso, sendo “on-demand”. Mas tem um pequeno problema com isso: O Onedriver pode ser irritantemente lento.

Como eu tenho um SSD de apenas 256 GB, acabei escolhendo o Onedriver. Mesmo ele podendo ser irritantemente lento em algumas ocasiões.

Instalando

Primeiramente baixe o Onedriver no OpenSUSE Build Service, e acabei optando pelo pacote .deb mesmo ao invés de adicionar um repositório separado. Depois do Download fui para a pasta de Downloads e instalei o .deb com a ajuda do APT.

cd Downloads
sudo apt install ./onedriver_0.14.1-1_amd64.deb

E depois disso, o Onedriver estará instalado e estará disponível na Lista de Aplicativos do sistema.

Configurando

Já a configuração do Onedriver e extremamente simples. Ao abrir o Onedriver, é exibida essa janela bem simples. Para adicionar a conta do Onedrive, basta clicar no “+” no canto esquerdo da janela…

… selecionar a pasta onde o Onedrive será “montado”…

… depois fazer o login com a sua conta da Microsoft, para poder adicionar o OneDrive no Linux…

… e depois disso, o OneDrive já estará em seu Gerenciador de Arquivos.

Concluindo…

É uma pena que não tenha o OneDrive para Linux, sendo realmente oficial da própria Microsoft, mas é bom que temos alternativas para esse problema.

Apesar do Onedriver ter alguns pequenos problemas, como ele ser meio lento em alguns momentos, ele acaba suprindo bem aquela coisa de quando queremos ter os arquivos a mão, mas não temos espaço em disco pra isso.

Talvez essa questão realmente se resolva quando o Gnome finalmente incluir o OneDrive de forma nativa no Nautilus. Mas para quem não gosta do Gnome e quer algo que tenha os arquivos sob demanda, sem gastar mais nada com isso, o OneDriver se torna uma boa opção.

Deixe um comentário